SEG - SEX 8h às 18h

Tudo sobre a declaração do Imposto de Renda do Simples Nacional

Como Fazer A Declaracao De Imposto De Renda Do Simples Nacional Descubra Agora Blog - Seta Contabilidade Estratégica

Entenda como fazer a declaração do Imposto de Renda do Simples Nacional

Descubra como funciona a declaração de Imposto de Renda do Simples Nacional

Todo início de ano, quando falamos em Imposto de Renda, uma das dúvidas mais comuns é a respeito de quem deve enviar a declaração de Imposto de Renda

Essa dúvida é comum, porque todos os anos a Receita Federal divulga as regras com os critérios de obrigatoriedade, limites de rendimentos e as regras para realizar a declaração em si.

Mas quando falamos de pessoas jurídicas, regra geral, todas elas precisam enviar a declaração. Contudo, empresas do Simples Nacional, por apresentarem um regime diferenciado e simplificado, apresentam algumas particularidades em relação a essa declaração.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a declaração de Imposto de Renda do Simples Nacional.

Acompanhe!

O que é a declaração do Imposto de Renda?

A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação fiscal devida a pessoas físicas e a pessoas jurídicas residentes no Brasil, devendo ser entregue todos os anos pelos contribuintes.

Dessa forma, não entregá-la acarreta em uma série de punições ao contribuinte por parte da Receita Federal, como o pagamento de multas, o impedimento de receber a restituição, o bloqueio do CPF, problemas com o CNPJ, etc.

Mas e em relação às empresas do Simples Nacional, elas devem declarar o IR? É sobre isso que vamos falar a seguir.

Veja também:

Como fazer a declaração do Imposto de Renda do Simples Nacional?

Como foi mencionado na introdução, empresas do Simples Nacional apresentam algumas particularidades em relação à declaração de Imposto de Renda.

Isso acontece porque o Simples Nacional é um regime que tem o objetivo de fornecer um tratamento diferenciado e favorável para as empresas. Desse modo, com o intuito de simplificar a forma de arrecadação dos tributos federais, estaduais e municipais, esse regime reúne todos esses tributos devidos em uma única guia de recolhimento, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que deve ser paga mensalmente.

Isso implica que as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) já realizam o recolhimento do IRPJ mensalmente por meio do DAS. Dessa forma, essas empresas não precisam apresentar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).

O Microempreendedor Individual (MEI), por sua vez, dependendo da atividade exercida, paga, através do DAS, impostos como, INSS, ICMS e ISS. O MEI não é cobrado pelo IR, essa cobrança é feita através do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), caso o empresário esteja dentro dos critérios para declarar o IRPF.

No entanto, as empresas do Simples Nacional ainda precisam apresentar seus rendimentos à Receita Federal. Dessa forma, temos as seguintes declarações obrigatórias:

DASN-SIMEI: trata-se da Declaração Anual do Simples Nacional e deve ser entregue por quem é MEI até o dia 31/05/2022;

DEFIS: trata-se da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais e deve ser entregue por quem é ME e EPP até o dia 31/03/2022, devendo conter informações sobre ganhos, despesas, lucros e rendimentos dos sócios.

PGDAS-D: trata-se do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório e deve ser transmitida por quem é ME e EPP até o dia 20 do mês seguinte ao período de apuração.

Para acessar e enviar essas declarações, basta acessar o Portal do Simples Nacional. Vale ressaltar que para quem é ME e EPP, será necessário o código de acesso  ou  o certificado digital para poder acessar aos programas.

Precisa realizar as suas declarações do Simples Nacional? A Seta Contabilidade vai ajudar você!

Para cumprir com as obrigações contábeis, fiscais e tributárias da sua empresa, bem como as suas obrigações como pessoa física, como a declaração de Imposto de Renda, é fundamental contar com o apoio de profissionais contábeis especializados.

Nós, da Seta Contabilidade, somos especializados na prestação de serviços técnicos contábeis, com destaque na área contábil/fiscal, departamento de pessoal, assuntos societários e recuperação judicial.

Dessa forma, temos a expertise necessária para garantir a boa saúde financeira e a conformidade legal da sua empresa do Simples Nacional, bem como garantir que todo o processo da sua declaração do IR como pessoa física ocorra de forma correta e sem atrasos.

Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas e aproveitar os benefícios de contar com os nossos serviços.

CLIQUE AQUI PARA ENTREGAR SUA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA AGORA MESMO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Tudo sobre a declaração do Imposto de Renda do Simples Nacional
Article Name
Tudo sobre a declaração do Imposto de Renda do Simples Nacional
Description
Empresas enquadradas no Simples Nacional precisam declarar o IR? Descubra agora como fazer a declaração de Imposto de Renda.
Author
Publisher Name
SETA CONTABILIDADE
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você
 5 dicas de ouro para superar a queda de faturamento…
Cresta Posts Box by CP

E-book Gratuitos

E-book Gratuitos

💬 Precisa de ajuda?