Índice
Conheça os incentivos fiscais dos quais a sua indústria pode usufruir
Entenda, de uma vez por todas, o que são incentivos fiscais, os seus tipos e os que você pode aproveitar em sua indústria
Você provavelmente já ouviu falar em incentivos fiscais, não é mesmo? Eles permitem a redução ou mesmo a isenção de alguns tributos, sendo uma ótima oportunidade para reduzir a carga tributária das empresas, acelerar investimentos etc.
Há inúmeros incentivos fiscais para indústria que você pode aproveitar visando aliar a redução de sua carga tributária ao crescimento do seu negócio.
Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar o que, de fato, são esses incentivos e quais são eles.
Confira!
Leia também:
- Um guia para planejamento fiscal e tributário
- Carga tributária: como reduzir?
- Terceirização: como reduzir custos empresariais?
O que são os incentivos fiscais?
Os incentivos fiscais são políticas públicas que possuem o objetivo de promover o desenvolvimento de atividades, setores do mercado e da economia, possibilitando:
- Desenvolvimento da economia;
- Maior geração de empregos;
- Criação de programas sociais;
- Atração de empresas para estados menos favorecidos etc.
Vale ressaltar que, quando o governo concede um incentivo fiscal, ele abre mão de parte da receita que seria arrecadada através do recolhimento dos tributos.
Desse modo, para a concessão desses benefícios, serão considerados alguns critérios, como não ter dívidas com o fisco, interesse público, compatibilidade de custos, regime tributário etc.
Além disso, alguns documentos comprobatórios também podem ser solicitados de acordo com o tipo e com o modelo de incentivo solicitado, que pode ser federal, municipal e estadual.
Vale ressaltar que os incentivos federais só são permitidos para empresas do Lucro Real.
Já os de esfera estadual e municipal são permitidos para empreendimentos enquadrados em outros regimes de tributação, como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
Quais são os tipos de incentivos fiscais?
Como já falamos anteriormente, os incentivos fiscais são classificados em federal, estadual e municipal. Além disso, eles são concedidos de diferentes formas, como:
- Isenções;
- Crédito presumido;
- Anistia ou redução de débitos;
- Redução da base de cálculo;
- Redução das taxas etc.
Mas e em relação às indústrias? Quais incentivos estão disponíveis para o seu negócio? Veja a seguir os incentivos que você pode aproveitar!
Quais são os incentivos fiscais para a indústria?
Como já falamos na introdução, existem inúmeros incentivos disponíveis para as indústrias. Dentre eles, podemos citar:
- Isenção de ICMS, PIS e Cofins em exportações;
- Lei do bem;
- Lei da inovação;
- Redução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre Lucro Social (CSLL) etc.
Conte com o suporte da Seta Contabilidade!
As reduções e as isenções, bem como os critérios para aproveitar os incentivos fiscais, irão variar de acordo com os tipos de benefícios.
Desse modo, é fundamental contar com o suporte de especialistas para que cada incentivo seja analisado com calma a fim de que você possa aproveitar as melhores oportunidades em sua indústria visando reduzir a sua carga tributária e investir no crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
Desse modo, saiba que nós, da Seta Contabilidade, temos a expertise necessária para ajudar você não só nesse sentido, mas em tudo o que envolve as áreas contábil e fiscal.
Entre em contato conosco para que possamos ajudar você!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM O NOSSO SUPORTE ESPECIALIZADO!